quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saúde em alta!

                                                             Hipertensão 

A pressão sanguínea varia de acordo com a idade e se altera  em resposta a outros fatores.
Aumento grave e rápido da pressão sanguínea que ameaça a vida do paciente pelo comprometimento de função cerebral,cardiovascular ou renal.
OBS : A crise hipertensiva se refere a um estada clínico, não a um nível particular da pressão sanguínea.
As causas da crise hipertensiva inclui função renal anormal,hemorragia intracerebral e suspensão repentina de anti-hipertensivos.

Posição do corpo : em paciente normal, a alteração da posição do corpo provoca uma leve diminuição da pressão sanguínea.
Hora do dia : Geralmente mais baixa de manhã cedo, a pressão sanguínea aumenta quando o paciente inicia as atividades locomotoras.
Ela é geralmente mais alta à tarde  ou à noite.
Outras condições : Estresse emocional,exercícios e ganho de peso geralmente elevam a pressão sanguínea. No adulto,a hipotensão como a pressão sanguínea abaixo de 95/60 mm Hg; hipertensão, como pressão sanguínea persistentemente elevada acima de 140 por 90 mm Hg.
A pressão sanguínea normal acima dos 14 anos é : 95/60 a 140/80 mm Hg.
OBS: Quando for medir a pressão sanguínea calcule também a pressão do pulso. Normalmente,a pressão do pulso é 25 a 50 mm Hg.

Fonte : S.O.S. cuidados emergencias - Renato L.  Barbieri. - São Paulo : Rideel, 2002.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Instituto PAPAI : Desde 1997 apoiando a saúde do homem

  O Instituto PAPAI desenvolve ações educativas, informativas e políticas junta a homens e jovens em situção de pobreza,bem como estudos e pesquisas sobre masculinidades,apartir da perspectiva feminista e de gênero. Composta por homens e mulheres com a missão de promover cidadania com justiça social, contribyindo para garantia dos direitos humanos ,especialmente direitos sexuas e  reprodutivos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ligados na Informação

Está em funcionamento o segundo Centro de Saúde do Homem de Paulista, situado na unidade Josino Guerra, em Maranguape I. O centro funciona das 18 às 22 h, para atender os homens que trabalham durante o dia. O atendimento do clínico geral é toda quinta-feira, para consultas espontâneas e referenciadas, enquanto o urologista atende às segundas-feiras, através de encaminhamento anterior. 
A capacidade de atendimento é de 40 pacientes por dia para cada especialidade médica.
 O primeiro Centro de Saúde do Homem de Paulista funciona na unidade Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo, e oferece atendimento de clínico geral, urologista e cardiologista, também à noite.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Importante

As mulheres brasileiras desde muito cedo tem a disposição acompanhamento médico, informações e conhecimentos a respeito da prevenção e do tratamento das principais doenças femininas, enquanto isso, o homem sempre ficou relegado a um lugar secundário nas ações de saúde do país.Atualmente esses números vêm se modificando, especialmente depois do levantamento de alguns números e estatísticas importantes acerca da saúde do homem brasileiro. As ações estão sendo no sentido de informar a população masculina e a todos de modo geral a importância da prevenção na saúde masculina, e estão sendo feitos investimentos na expansão dos serviços, na estrutura da área de saúde pública e na qualificação de profissionais para atender especialmente este público. Existe uma questão cultural e educacional muito forte no Brasil e a maior parte dos homens só procuram o sistema de saúde quando sua capacidade de trabalho é afetada, perdendo um precioso tempo para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz das doenças, uma vez que procura assistência em situações consideradas limite, especialmente se levarmos em conta que as principais causas de doenças masculinas são hipertensão arterial, sedentarismo, colesterol alto, tabagismo, diabetes e obesidade, causas conhecidas e perfeitamente controláveis(Ministerio da Saúde).